BLOG

Ibiporã Implementos
Fique por dentro das novidades!

Publicado em 22/01/2021

Governo Federal zera imposto de importação de pneus de caminhão


O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economiadecidiu nesta quarta-feira (20) reduzir a zero o imposto de importação incidente sobre pneus de caminhão. A alíquota vigente é de 16%.


 


Na última quinta (14), o presidente Jair Bolsonaro havia prometido reduzir a tributação sobre pneus de veículos de carga, com forma de aceno aos caminhoneiros do país. A promessa foi feita durante transmissão em rede social.


 


A alíquota zero entrou em vigor nesta quinta-feira (21), com a publicação da resolução da Camex no "Diário Oficial da União".


 


Segundo nota publicada pelo Ministério da Economia, a medida atende a uma solicitação do Ministério da Infraestrutura evido à participação dos caminhoneiros na matriz de transportes do país e às dificuldades econômicas decorrentes da pandemia de COVID-19.


 


De acordo com a o Ministério da Economia, a redução a zero foi definida para reduzir custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil, tendo em vista que no mercado nacional os preços têm aumentado.


 


“A demanda adicional à oferta, o aumento dos preços das commodities no mercado internacional e a variação cambial no país têm pressionado fortemente os preços dos pneus no mercado nacional”, justificou a pasta.


 


Em 2020, a importação de pneus de caminhão atingiu o valor de US$ 141,8 milhões (cerca de R$ 750,4 milhões), com mais de 1,28 milhão de unidades. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).



BLOG

Fique por dentro das novidades e saiba tudo que acontece na Ibiporã

QUALIDADE

Usados

Empresa certificada pelas normas da ANFIR

EXPERIÊNCIA

A Ibiporã possui mais de 30 anos de mercado, certificação da ANFIR e profissionais com vasta experiência no segmento.

Os produtos Ibiporã são homologados nas seguintes marcas