BLOG

Ibiporã Implementos
Fique por dentro das novidades!

Publicado em 28/02/2023

O significado de um Programa de Conservação Auditiva de sucesso!


banner-interna-pca


 


O PCA é um Programa de Conservação Auditiva que está em vigor, na Ibiporã, desde 2019 e que contém ações e medidas que visam controlar o ruído, intervir e prevenir os casos de perda auditiva. Ele tem objetivos bem definidos e específicos, onde destacamos a melhoria da qualidade de vida do colaborador, a identificação de pessoas com problemas de audição, o diagnóstico precoce da perda de audição, a conscientização dos trabalhadores para o uso correto do EPI (equipamento de proteção individual) e a adequação da empresa à legislação.


 


Embora muitas pessoas não percebam o impacto de imediato, conviver com barulhos no dia a dia pode ser prejudicial à audição a longo prazo, pois o ruído [obviamente] é muito diferente daquele som que estamos acostumados a ouvir por se tratar de uma sensação sonora indesejável e irritante. (Vale ressaltar que tanto o ruído quanto o som, quando em níveis elevados, são prejudiciais à saúde auditiva)


 


Aqui, na Ibiporã, todos os nossos colaboradores - principalmente aqueles que trabalham expostos a ruídos acima de 85 dB (decibéis) possuem protetores auditivos e seguem em constante inspeção pela equipe de Saúde Ocupacional e pelos Cipeiros (profissionais eleitos para a CIPA).


 


A fonoaudióloga da Ibiporã, Cíntia Ramalho (CREFONO 11053/PR), explica que “a exposição prolongada a ruídos pode causar problemas à saúde de maneira geral, como estresse, ansiedade, insônia, zumbido, baixa concentração e rendimento, acidentes” e outros males além da perda auditiva irreversível. E reforça a importância desse cuidado, ressaltando que “durante o ano todo são realizadas campanhas de proteção auditiva em conjunto com o SESMT”.


 


Por fim, mesmo não sendo uma exclusividade da Ibiporã, o bom êxito do nosso PCA está relacionado, também, ao empenho dos nossos colaboradores que se destacam em nossos resultados mensais e que consequentemente, evitam o desencadeamento e o agravamento da perda auditiva na empresa.



BLOG

Fique por dentro das novidades e saiba tudo que acontece na Ibiporã

QUALIDADE

Usados

Empresa certificada pelas normas da ANFIR

EXPERIÊNCIA

A Ibiporã possui mais de 30 anos de mercado, certificação da ANFIR e profissionais com vasta experiência no segmento.

Os produtos Ibiporã são homologados nas seguintes marcas